segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cultura Russa


A cultura da Rússia, cujas raízes remontam aos primeiros eslavos orientais, é produto de uma sociedade multiétnica, embora dominada pelo idioma russo e pelo povo russo, que constitui a maioria da população. Há mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos indígenasna Rússia. Contribuem, para a diversidade cultural do país: os russos étnicos de tradições eslavas ortodoxas; os tártaros e bashkires, com a sua cultura turco-muçulmana; os nômades budistas buriates e calmucos; os povos xamânicos do Extremo Norte e da Sibéria; os montanheses do Cáucaso do Norte; e os povos fino-úgricos da Região Noroeste e do Volga.

Uma das marcas regstradas da Rússia são as bonecas matrioshka e dymkovo. Outras coisas também se destacam como o estilo khokhloma, a ceramica gzhel e as miniatura de palekh.

Roupas étnicas russas incluem o caftan, a kosovorotka e a ushanka para os homens e osarafan e o kokoshnik para mulheres, com lapti e valenki como sapatos comuns. As roupas dos cossacos do sul da Rússia incluem aburka e a papaha, que partilham com os povos do Cáucaso do Norte. Os vários grupos étnicos da Rússia têm tradições distintas de música folclórica. Instrumentos musicais étnicos típicos do país são gusli, abalalaika, zhaleika e a garmoshka. A música popular teve grande influência nos compositores clássicos russos e nos tempos modernos é uma fonte de inspiração para uma série de bandas folclóricas mais populares, incluindo a Melnitsa. Canções populares russas, assim como canções patrióticas soviéticas, constituem o grosso do repertório do renome mundial da Assembleia Alexandrov e outros conjuntos populares. 

O folclore russo antigo tem suas raízes na religião pagã eslava. Muitos contos de fadas russos e épicos bylinas foram adaptados para filmes por diretores de destaque, como Aleksandr Ptushko e Aleksandr Rou. Poetas russos, incluindo Pyotr Yershov e Leonid Filatov, fizeram uma série de bem conhecidas interpretações poéticas dos contos de fadas clássicos. Os russos têm muitas tradições, incluindo a lavagem em banya, um banho de vapor quente semelhante à sauna.
 dymkovo
Roupa Caftan

Ceramica Gzhel

Estilo Khokhloma

bonecas matrioshka

Minuaturas de Palekh
autoras:
Maria Eduarda Bochnia
Giovanna Caputi
Estela Rodrigues Camargo
Esther Angela


                           RELIGIÃO RUSSA

A Constituição da Rússia afirma que o país é um estado laico , porém, a Lei do Parlamento russo (Duma) sobre a religião em 1997 , afirma que as quatro religiões tradicionais da Rússia são a Igreja Ortodoxa Russa , o Islã , o Budismo (principalmente lamaísta ) e Judaísmo , de modo que todos têm o direito automático a pregar e praticar sua religião em público e em privado, enquanto outras religiões devem executar procedimentos de registro. É também um dos países com o maior número de ateus e agnósticos no mundo, provavelmente resultado de ter sido um estado comunista Religiosidade na Rússia é muito étnica, a confissão religiosa é relacionada a um grupo étnico. Assim, a maioria de cristãos ortodoxos são eslavos , a maioria dos muçulmanos são turcos , a maioria dos budistas são mongóis (predominantemente seguidores do budismo mongol). Apenas os judeus representam um grupo étnico por si só . Algumas minorias religiosas são: católicos , protestantes , mórmons , Testemunhas de Jeová ,neopagãos do leste europeu , animistas , Hare Krishnas e Bahá'ís.

fonte: 


autoras:
Maria Eduarda Bochnia
Giovanna Caputi
Estela Rodrigues Camargo
Esther Angela


Politica: 
O sistema político da Rússia e definido pela Constituição de 12 de Dezembro de 1993. Na Constituição está definido o princípio de divisão de poderes em legislativo, judicial e executivo.

O poder executivo é detido pelo Governo da Federação Russa. O Governo da Federação Russa é composto do Presidente do Governo da Federação Russa, vice-Presidente do Governo e ministros federais.
O Presidente da Federação Russa forma o Gabinete de Ministros e de acordo com a Duma (Parlamento) nomeia o Presidente do Governo da Federação Russa. O Governo da Federação Russa responde perante o Presidente da Federação Russa.

Poder legislativo

A Assembleia Federal - Parlamento da Federação Russa - é o órgão representativo e legislativo.
A Assembleia Federal é composta pelas duas câmaras - Conselho de Federação e Duma. Fazem parte do Conselho dois representantes por sujeito: um do poder representativo, outro do executivo. A Duma é composta por 450 deputados que são eleitos por 4 anos.
A Assembleia Federal é um órgão de funcionamento permanente.

O Poder Judicial

A justiça na Rússia é feita pelos tribunais. O poder judicial é independente e funciona de uma forma autónoma do poder legislativo ou executivo. O sistema judicial da Rússia é composto dos tribunais federais, constitucionais e julgados de paz.
Encimam o sistema judicial:
  • Tribunal Constitucional da Federação Russa
  • Supremo Tribunal de Justiça da FR
  • Supremo Tribunal de Arbitragem da FR
Tribunal Constitucional da Federação Russa é um órgão judicial de controlo constitucional. Defende as bases constitucionais, as principais liberdades e direitos do indivíduo, da primazia às ações da Constituição da FR em todo o território da Rússia.
Supremo Tribunal de Justiça da Federação Russa é um órgão de justiça superior em matéria civil, criminal e administrativa, entre outras, que estejam som alçada da jurisdição geral.
Supremo Tribunal de Justiça assegura a supervisão judicial sobre as atividades dos tribunais de competência geral, incluindo tribunais militares e tribunais especializados.
Supremo Tribunal de Justiça da Federação Russa é uma instância superior, em relação aos supremos tribunais de repúblicas, regiões, cidades, tribunais de cidades de importância federal, das regiões autónoma, os tribunais militares de distritos militares, frotas, espécies e grupos de forças.
O Supremo Tribunal de Arbitragem da Federação Russa é o órgão judicial de resolução de litígios econômicos e outros casos considerados pelos tribunais de arbitragem. Realiza, em consonância com as formas processuais federais de supervisão judicial, sobre as suas atividades e fornece explicações sobre a prática judicial.

Sistema Eleitoral

Sistema eleitoral da Rússia garante a todos os cidadãos o livre arbítrio das eleições e do referendo, assim como a proteção dos princípios democráticos e as normas da legislação eleitoral e do direito de participação no referendo.
De acordo com a Constituição, na Federação Russa é reconhecido o pluralismo político e um sistema multipartidário. Com base neste princípio constitucional, é garantida a igualdade dos partidos políticos pelo Estado, perante a lei e independentemente da sua constituinte estabelecida, programas políticos, ideologia, metas e objetivos.
O Estado garante o cumprimento de direitos e interesses legais dos partidos políticos.
Fontes: 


autoras:
Maria Eduarda Bochnia
Giovanna Caputi
Estela Rodrigues Camargo
Esther Angela